Deixe um comentárioDeixe um comentário

Vamos falar sobre investir hoje visando economizar amanhã? (Leia nosso post sobre retorno sobre o investimento clicando aqui)

É bem comum na atualidade falar-se em “nuvem”. Colocar dados, trocar informações e até mesmo fazer investimentos através dela. Com base nisso, vamos pensar em Cloud Computing?

Cada vez mais presente nas empresas, o Cloud Computing vem trazendo inovação, redução de custos, possibilidade de crescimento exponencial e facilidade de manutenção. Mas, o que é Cloud Computing?

Cloud Computing nada mais é do que uma infraestrutura computacional online e sob demanda. Traduzindo ao pé da letra, “Computação em nuvem”. Suas principais vantagens são a elasticidade e a possibilidade de pagar apenas o que usar e somente o tempo que usar.

Com a computação em nuvem podemos saltar de 1 servidor para 200 servidores por uma grande necessidade em questão de minutos e se necessário voltar a 1 servidor depois de mais alguns minutos. E você só irá pagar por esses minutos utilizados! Sem a computação em nuvem o custo disso seria milhares de vezes maior, e talvez sua empresa nem teria infraestrutura para suportar tudo isso, seria necessário um datacenter inteiro.

Com a Cloud Computing tudo isso está disponível através de um único computador esteja onde você estiver. Tendo essa facilidade é possível economizar muito, cortar gastos desnecessários e investir melhor o orçamento de TI.

Até mesmo para a realização de testes é muito recomendado o uso da Cloud. Isso porque, você não precisará comprar um servidor apenas para esta finalidade, servidor este que, na maior parte do tempo ficaria parado tendo seu valor depreciado. Com o uso da Cloud, você pode alugar um servidor, fazer seus testes e excluir ele. Simples assim. E você vai pagar apenas uma fração do que seria pago por um servidor físico.

Em comparação com uma infraestrutura física, no primeiro momento pode parecer mais caro o uso da Cloud mas é porque não computamos tudo que há por traz do servidor na nuvem. A aquisição deste nos fornece além do servidor uma redundância dele em outro datacenter em uma outra cidade, outro país ou até mesmo em outro continente, temos redundância de energia elétrica, de internet, de ar condicionado. Se formos calcular tudo isso, veremos que o custo de manter um servidor físico é muito maior do que o custo de um servidor na Nuvem.

Hoje, as principais empresas que fornecem o Cloud Computing são a Amazon, a Microsoft e a Google. Elas, com suas estruturas espalhadas por todo o mundo e com os seus certificados de segurança mais importantes de todos os continentes, estão aptas para atender qualquer tipo de empresa, seja ela privada ou governamental.

Gostou da ideia do Cloud Computing? Entre em contato conosco. Nós da IT Accept podemos lhe ajudar com o processo de encontrar a melhor forma de migrar seus servidores para a nuvem.