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Agora que já vimos o que é a Terceirização, vamos ver alguns termos que irão auxiliá-los a entender como funciona os lucros com ela (clique aqui para ver o nosso post explicando o que é Outsourcing).

Dentro da Terceirização temos dois termos que precisam ser levados em conta. Eles são o TCO e o ROI.

Começamos pelo TCO ou Total Cost of Ownership que em tradução livre significa “custo total de propriedade”.

O TCO é uma estimativa feita em cima do bem adquirido a fim de se projetar todos os gastos diretos e indiretos ao longo de sua vida útil. Vamos ilustrar o que seria o TCO imaginando a compra de uma impressora.

Quando compramos uma impressora, não estamos gastando apenas com a impressora. Há também outros custos como os cartuchos ou toners, a energia elétrica, a manutenção preventiva e a de emergência, o espaço onde será utilizado e até mesmo a desativação dela ao fim de sua vida útil.

Se você calcular tudo isso verá que o valor não é baixo. Essa é a ideia do TCO, projetar todos os possíveis gastos que você terá ao realizar um investimento.

Vamos agora ao ROI ou Returno of Investiment que em tradução livre significa “Retorno sobre Investimento”.

Ou seja, O ROI é a relação do ganho financeiro sobre o investimento realizado. Como exemplo vamos comprar um computador novo para uma funcionária que está trabalhando com um computador antigo.

Como o computador que ela usava era antigo e lento vamos dizer que ela conseguia fazer 100 cadastros por dia, com um novo computador ela consegue fazer os mesmos 100 cadastros na metade do dia, então agora ela consegue fazer 200 cadastros por dia.

Dessa forma o investimento feito em um novo equipamento está lhe rendendo muito mais do que seu próprio valor. Porque essa funcionária está produzindo 100% mais e o melhor, você está pagando o mesmo salário para ela.

Agora que entendemos como funcionam os termos da Terceirização, nos próximos posts nós da IT Accept iremos lhes mostrar o que você pode terceirizar para otimizar seus gastos.