Deixe um comentárioDeixe um comentário

Sabemos que para nós seres humanos continuarmos evoluindo, aprendendo e desenvolvendo nossas habilidades cognitivas, é imprescindível mantermos cuidados específicos com nossos corpos.

Para isso, mantemos uma boa alimentação, praticamos esportes, fazemos exames periódicos, evitamos bebidas alcoólicas, e ficamos atentos a qualquer sinal que o organismo manda avisando que não está legal.

Seguindo essa mesma linha de raciocínio e trazendo para o meio tecnológico, para alcançarmos o máximo desempenho e processamento de nossos equipamentos eletrônicos, sejam eles computadores, notebooks, tablets, smartphones ou qualquer outro tipo de aparelho, é preciso que a parte de hardware esteja operando dentro do esperado e sem possíveis avarias.

Com o avanço da tecnologia e o constante lançamento de novos programas, plataformas e sistemas, acabamos exigindo mais de nossos dispositivos, por isso devemos sempre estarmos atentos aos sinais de alerta de possíveis defeitos, evitando que eles não nos deixem na mão.

Saber operar um determinado dispositivo eletrônico vai além de conhecer todas as suas funcionalidades, é preciso entender quando as coisas não estão legais.

Alguns exemplos de problemas muito comuns diagnosticados em hardwares são:

Máquina com superaquecimento;
Falha de HD (defeito encontrado em computadores, desktops e notebooks);
Sistema operacional apresentando tela azul;
Falha ao conectar na internet;
Máquina desligando durante uso;
Portas USBs não reconhecem;
Qualquer barulho fora do padrão;
Impressoras com engasgo de papel;
Telas piscando ou com falha de imagem.
Listamos acima apenas os problemas mais visíveis e comuns encontrados em nossos dispositivos, porém são apenas a ponta do iceberg.

Precisamos nos conscientizar e ter em mente que às vezes esses problemas aparecem de uma forma que a gente não consegue resolver. Imagina então quando vários deles resolvem atacar de uma vez?

São nesses momentos tão infortúnios que precisamos pedir ajuda do suporte técnico e acima de tudo manter a calma e não forçar o uso do equipamento com defeito.

Mas lembre-se, mesmo sendo um usuário comum, é possível aprender e executar procedimentos simples para aumentar o tempo de vida útil de nossos equipamentos.

Segue algumas dicas de procedimentos:

Utilizar sempre carregadores e fontes originais;
Manter equipamentos conservados e armazenados em locais arejados;
Evitar contato com líquidos e alimentos;
Manter computadores e notebooks em superfícies planas;
Evitar bloqueios nas saídas e locais de dissipação de calor;
Verificar se os periféricos se encontram em perfeitas condições de uso, por exemplo: pen drivers, cabos USBs, mouses, teclados, monitores, etc.
Acima de tudo devemos sempre evitar as famosas “Gambiarras”, sabendo que reparos deverão ser executados por técnicos capacitados e com experiência. Cuidados nunca são demais.

Interessado no assunto? Nós da IT Accept podemos auxilia-lo. Entre em contato conosco!