Deixe um comentárioDeixe um comentário

Quando o assunto é Segurança da Informação, nenhum cuidado é demais.

Um dos principais tópicos a que devemos estar sempre atentos é do Controle de Acessos dentro da empresa. Um dos primórdios da Segurança da Informação é a Disponibilidade. As informações dentro da empresa devem estar sempre disponíveis para o desenvolvimento do negócio. Mas como manter nossos dados Disponíveis e ainda assim seguros? Até onde as informações devem estar disponíveis para todos?

Mesmo que não garanta 100% de segurança à informação, o Controle de Acesso é a forma mais eficaz de manter os dados da empresa disponíveis e restritos a quem os deva acessar. É importante que implantemos uma política de controle de dados efetiva dentro da empresa, cada colaborador deve ter acesso aos dados necessários para dar continuidade a suas tarefas dentro da organização. Cada informação deve ser analisada e disponibilizada de acordo com o nível de segurança que exige. A análise de objetivo de negócio e da função que cada colaborador tem para com a organização, servirão como bússola para a criação de uma política de Controle de Acesso limpa, objetiva e eficaz.

É importante que a informação chegue a quem ela é destinada sem sofrer alterações desnecessárias durante este processo. Um dado dentro de uma organização deve sempre ser tratado como um dos mais valiosos ativos para o negócio. A manipulação de dados deve ser realizada de maneira consciente. Qualquer informação que sofra alterações desnecessárias perde sua essência e deixa de ser integra. Devemos sempre lembrar a priori que, dentro da empresa, todo acesso à informação é proibido até que seja necessária sua liberação.