Deixe um comentárioDeixe um comentário

Vamos falar sobre dados, mais precisamente uma quantidade excessiva deles, tantos dados que a gente nem se quer faz ideia de como é possível juntar todos eles em um lugar só.
Estamos falando sobre Big Data.

Já utilizamos este termo em alguns dos nossos posts antes, e agora vamos explicar um pouquinho como ele funciona.

Vamos lá?

O termo Big Data refere-se a um grande conjunto de dados que foram gerados e armazenados, dados estes com os quais os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar em um tempo aceitável.

Utilizaremos um exemplo prático, o Facebook. É muito raro hoje em dia uma pessoa que não utilize o Facebook.

Essa rede social cresceu e atingiu uma proporção gigantesca de pessoas. São milhares e milhares de pessoas postando informações todos os dias em um aplicativo para que outras pessoas do mundo inteiro possam ver.

Agora pense, quem é que sintetiza todos os dados que estão sendo gerados diariamente no Facebook?

Isso mesmo, as ferramentas de Big Data.

O conceito do Big Data tem sua finalidade definida por 5Vs: Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade e Valor.

As soluções de Big Data lidam com uma quantidade imensa de dados não estruturados, ou seja, aqueles dados que não possuem uma métrica.

São textos, imagens, informações, geolocalizações, e etc., todos juntos em um grande volume sendo geridos por uma ferramenta específica que deve, não só dar conta de todos estes dados mas deve fazer isso em uma grande velocidade.

Todos nós fazemos uso do Biga Data, mesmo aqueles que não sabem ou desconhecem da sua existência. E é por isso que achamos importante que você saiba.

Conhecer as ferramentas e as soluções que seu negócio utiliza te da mais propriedade sobre cada etapa do desenvolvimento do mesmo, e nós da IT Accept estamos aqui para auxilia-los cada dia mais e mais com isso.

Conte conosco sempre.