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1. Quais dados precisam ser copiados?

Não são todos os dados que precisam ser guardados, nem todos tem a mesma importância e cada um tem um tempo que precisa ser guardado.

Documentos de recolhimento de impostos por exemplo precisam ser guardados por 5 anos para evitar multas. Alguns projetos devem ser guardados para “sempre” como por exemplo plantas de construções públicas.

Pensando nisso é preciso verificar com cada setor a importância e o tempo que eles devem ser guardados, mas é preciso ter consciência pois normalmente todos dizem que tem que guardar tudo e para sempre.

2. Onde podem ser copiados?

Isso vai depender da importância e da necessidade de restauração, isso é o que determina onde você ira salvar seus dados.

Pode ser na nuvem, em um storage, HD externo, fita ou outro servidor, um backup em HD externo pode ser restaurado bem mais rápido do que na nuvem, mas não tem a mesma segurança.

Por isso é preciso de mais de uma cópia do backup, normalmente uma mais segura e outra mais rápida.

3. Qual é a rotina de backup?

Há vários métodos, mas a mais usual é um backup diário incremental (copia só o que foi alterado) e um completo no fim de semana que é quando temos uma janela maior para o backup.

Mas isso também depende da sua necessidade, as vezes 1 vez por dia é pouco, sua empresa não pode perder um dia, apenas algumas horas, então temos que fazer mais vezes o backup por dia.

4. Quem executa o backup e as restaurações?

Muitas vezes o backup é realizado pela equipe de TI, mas o ideal é que seja automatizada utilizando softwares adequados para suas necessidades, quanto a restauração essa sim fica inteiramente responsável pela equipe de TI.

Uma ótima opção e que cada vez mais está sendo aderida pelas empresas é a terceirização do backup.

Pois com a terceirização a empresa fica responsável em monitorar o seu backup, automatizar os processos, gerenciar as rotinas e o espaço utilizado e livre além de em alguns casos tomar providências caso ocorra um erro no backup.

Dessa forma sua equipe de TI pode cuidar do que realmente faz sua empresa funcionar e gerar retorno e deixar o backup que consome muito tempo para uma empresa terceirizada e experiente.

E se precisar nós da IT Accept podemos lhe ajudar com nosso serviço de backup e monitoramento.

5. Quais são os custos?

Para definir os custos devemos dimensionar o tamanho dos arquivos a serem salvos no backup e a taxa prevista de crescimento, com isso podemos definir os custos.

Dependendo da quantidade de dados o custo pode parecer alto no primeiro momento, mas se você colocar tudo na balança vai ver que esse custo é insignificante diante das despesas que a perda de dados possa ocasionar, o impacto será enorme e o gastos também, além de possivelmente precisar desembolsar tudo de uma única vez.

Conclusão

A política de backup deve ser prioridade para uma boa governança de TI. Pois ela pode iniciar outros processos como para manter sua empresa funcionando.

E com a política bem definida a TI, seja ela interna ou terceirizada terá muito mais facilidade para seguir o plano de ação seja para restaurar um simples arquivo, como para uma estratégia de Disaster Recovery.